



A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem outro prédio, no Largo General Osório, contruído em 1914 e também projetado por Ramos de Azevedo, a Estação Pincoteca, onde além de exposições temos o Memorial da Resistência de São Paulo e a Biblioteca Walter Wey.
Pinacoteca do estado de São Paulo - Histórico:
A pinacoteca do estado de São Paulo foi criada em 1905 pelo governo do estado de São Paulo e projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e no final da década de 90, sofreu uma reforma pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É o mais antigo museu de arte da cidade e tem como objetivos aprimorar a qualidade da esperiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo a produção artística. O museu nabriga uma das mais importantes coleções de arte brasileira do século IX até os dias atuais, na qual estão representados os mais destacados artistas desse período além de possuir obras de artístas europeus.
José Ferraz de Almeida Júnior, nasceu em Itu, 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba, 13 de novembro em 1899. Ele foi pintor e desenhista brasileiro na metade do século XIX.
Xilogravura de André Gandelmam Bovolini n°2





Antônio Castilho de Alcântara Machado d'Oliveira, Nasceu em São Paulo, Dia 25 de maio de 1901 Morreu e no Rio de Janeiro, Dia 14 de abril de 1935. Foi um grande Jornalista, Político e escritor brasileiro. Apesar de Não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, Alcântara Machado Escreveu contos e crônicas modernistas.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://user.img.todaoferta.uol.com.br/Y/B/7C/S1RSCQ/bigPhoto Na literatura, comecou a escrever críticas de Peças de Teatro Para o Jornal. No ano de 1925, Viajou à Europa, de Onde se inspirou escrever crônicas e reportegens que mais para frente dariam origem a seu primeiro livro Primeiro, Pathé Baby , que recebeu o prefácio de qua Oswald de Andrade.

A partir daí, escreveria contos e crônicas modernistas. No ano de 1926, Junto com Antônio Carlos Couto de Barros, fundaram a revista modernista Terra Roxa e Outras Terras.
Em 1928, juntou-se a Oswald de Andrade Para a fundarem a Revista de Antropofagia. Alcântara Machado, junto com Raul Bopp, lançaram, juntos, uma outra obra chamada Laranja da China.
Fonte imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://loja.novaalexandria.com.br/data/arquivos/produtos/244
Texto Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant% C3% B4nio_de_Alc% C3% A2ntara_Machado
